Nossa amiga beringela

Por Ma Prem Zaki

Uns a chamam de hortaliça e outros de fruta, sendo uma ou outra a berinjela tem muitos atributos interessantes para ajudar nossa saúde!

A berinjela é rica em vitaminas A, C, B2 e B3. É também uma importante fonte de betacaroteno e possui uma boa quantidade de sais minerais, tais como o potássio, cálcio, ferro, cobre e magnésio, além de melhorar a função intestinal, diminui o risco cardíaco, sem contar que é uma poderosa fonte para a saúde da pele pela sua abundância de vitamina c. Por ser composta por 92% de água, sua função diurética também é bem vinda para a perda de peso e o bom funcionamento dos rins.

A berinjela emagrece também porque auxilia no trânsito intestinal. As fibras contidas no legume ajudam no fluxo intestinal, o que proporciona bem-estar e melhor digestão, além de reduzir o colesterol e proporcionar uma melhor coagulação do sangue. Evidentemente que com o fluxo regular intestinal, os desconfortos abdominais serão menores. Suco de berinjela emagrece com a receita certa.

O suco natural da berinjela pode ser ingerido em jejum, ou antes, das refeições, pois antecipa a sensação de saciedade, o que induz à ingestão de porções menores.

A berinjela pode ser usada de formas bem diferentes, cozinhada como prato principal em lasanhas e refogados, compotas e geleias e também em sucos.

Vou indicar umas opções de sucos para uma proposta de uma nutrição inteligente e um poderoso aliado no controle de peso e regulação intestinal.

O suco de berinjela pode ser combinado com diversos alimentos, frutas, legumes, verduras e muito mais.

Suco de berinjela com limão

Ingredientes:

1 berinjela crua picada (com casca)
2 limões espremidos
1 litro de água
– Suco de berinjela com laranja e linhaça
Ingredientes:
½ berinjela crua picada (com casca)
300ml de água
2 laranjas espremidas
1 colher (sopa) linhaça
Suco de berinjela com abacaxi

Ingredientes:
1 berinjela crua picada (com casca)
1 fatia média de abacaxi
500 ml de água
1 colher (sopa) de óleo de linhaça

Sugiro que você possa diversificar a ingestão dos sucos na sua semana para variar seu paladar e tome por aproximadamente uma semana ou duas e depois variar com outras receitas para outros fins e depois retomar o suco de berinjela, pois na verdade tudo em excesso passa a fazer mal.

Sobre Paula Marques

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>